O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São resultado do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.

Aspecto Geral

Robusto, pelagem abundante, porte, distintamente arrogante com cabeça bem lembrando o crisântemo, de temperamento amistoso e independente, inteligente ativo e alerta.

Cabeça e Crânio

Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima do focinho conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado peludo, sem rugas. Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo podendo ser de cor fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem alertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são caractéristicas altamente indesejáveis.

Olhos

Grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.

Orelhas

Grandes, com lóbulos longos, portadas caídas inseridas, ligeiramente, abaixo da abóbada crâniana. Deve ser tão profusamente cobertas de pelo que se confundem com a pelagem do pescoço.

 Boca

Larga, ligeiramante prognata inferior ou em torquês. Lábios de nível. Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

Anteriores

Ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo. Tronco: a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura da cernelha.Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

Posteriores

Membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Visto por trás, reto. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

 Patas

Arredondadas, firmes com boas almofadas plantares, parecendo grande pela pelagem abundante.

Cauda

De pelagem abundante, inserção e portes altos, alcançando, aproximadamente, o nível alto do crânio, o que confere uma aparência equilibrada.

 Pelagem

Longa, densa não caheada, com um bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.

Peso e Altura

De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

Cor

Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta.

Fator genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se acasalarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês,